Skip to main content

Radaz revoluciona o mercado de sensoriamento remoto

| Radaz | Notícias

Compartilhe:

Notícia completa aqui.

Quanto mais o tempo passa, maior é a necessidade de criar novas tecnologias para suprir as demandas do mercado de forma rápida e otimizada, principalmente quando falamos de medições de grandes áreas. Mensurar a altura das árvores, os riscos de subsidência e até fazer inventários mais ágil e seguramente faz toda a diferença para o sucesso de muitos negócios – e é isso que o radar RD350 da Radaz, produzido desde 2021, possibilita.

Desde o início da produção, a empresa tem sido pioneira com suas linhas de produtos Keeper e Explorer, e o grande diferencial está no radar de até 5 kg, com três bandas (C, L e P). É o único do mundo com essa capacidade, o que o torna uma ferramenta poderosa no campo do sensoriamento remoto. Suas antenas penetram na vegetação e no solo, abrindo portas para mais uma infinidade de aplicações além dos exemplos já citados, desde medições de umidade do solo até a detecção de formigueiros, rochas e alvos enterrados.

No agronegócio, o radar da Radaz se destaca na previsão da data e da produtividade da safra de cana-de-açúcar, bem como em suas medições precisas de umidade. Já no mercado de florestas plantadas, oferece um levantamento rápido e exato do inventário florestal e das nascentes de água. Recentemente, a empresa colaborou com a Klabin em um projeto inovador de detecção de formigueiros, alcançando uma impressionante assertividade de 80% sem falsos alarmes. 

Outro setor em que a Radaz tem se destacado é o da mineração, no qual proporciona, por meio de seu radar, medições precisas da subsidência do solo coberto por vegetação densa – radares transportados por satélites, por exemplo, não conseguem realizar o mesmo feito com tal precisão. Outro feito impressionante foi a detecção de rochas até 100 metros de profundidade no solo. 

A Radaz tem não somente sucesso no mercado nacional, mas também internacionalmente, exportando sua tecnologia para Institutos de Inovação Tecnológica dos Emirados Árabes e da Alemanha, e alugando um sistema para o Reino Unido. Tais resultados culminaram no interesse de vários outros países espalhados pelo mundo como Japão, Estados Unidos, Espanha, Rússia e Itália. 

Em 2023, a empresa lançou as bases para um crescimento contínuo, marcando conquistas significativas. Recebeu pedidos para sete radares RD350, dos quais já foram entregues dois. Os demais estão previstos para o primeiro semestre de 2024. Uma outra novidade foi a assinatura do contrato para projetar e desenvolver o radar RD350 para VTOLs, operando em tempo real com drones maiores e mais rápidos, demonstrando o compromisso contínuo com a inovação.

À medida que 2024 continua, a Radaz reflete sobre suas conquistas passadas e se prepara para enfrentar novos desafios. Com uma equipe dedicada e experiente, está inteiramente posicionada para liderar os avanços na indústria de radares, buscando dobrar sua receita e expandir ainda mais sua presença global.